quinta-feira, 19 de julho de 2012

Entrevista: Pilates para Homens

 
 

      Entrevistamos o instrutor LUIS GUSTAVO MARTINI TRAVAIN para quebrar alguns mitos e matar algumas curiosidades sobre a prática de pilates pelos homens.
      Luis Gustavo é educador físico, instrutor de Pilates certificado pelo CGPA Pilates® e pós-graduado em Bases Fisiológicas e Metodológicas em Treinamento Desportivo pela UNIFESP.

     No próximo post descreveremos passo a passo de uma série de exercícios criada pelo Gustavo.


1.      Há um preconceito dos homens em aderir ao pilates?
Existia no começo, mas hoje o número de homens praticantes vem aumentando significativamente. É importante lembrar, que Joseph Pilates criou o seu método para os homens e que o ensinou aos seus colegas de presídio, enquanto esteve detido, na Inglaterra, durante a 2ª Guerra Mundial. Conta a história que os homens, que praticaram os seus exercícios, saíram mais fortes e condicionados do que quando foram presos e que não contraíram a febre espanhola, que matou milhares de pessoas em todo o mundo, principalmente entre a população carcerária.

2.      Quais são os benefícios que o pilates pode proporcionar aos homens?
- Força
- Fortalecimento do tronco (abdômen e costas)
-Flexibilidade
-Alongamento
-Equilíbrio
-Maior amplitude de movimento
-Alivio de dores
-Correção postural
-Melhora no desempenho físico e sexual
-Conscientização corporal (entender como melhor usar seu corpo e seus limites)

3.      Quais são as vantagens de praticar pilates ao invés de musculação?
Com a prática do Método Pilates, além do ganho de força outros benefícios são alcançados: conscientização corporal, alivio de dores, correção postural, estabilização das articulações (pequenas, grandes e específicas), equilíbrio, flexibilidade e alongamento. Em uma aula todos esses pontos são trabalhados, sem gerar sobrecarga ao aluno. O Pilates ajuda a prevenir lesões, melhora a estética e rendimento (físico, esportivo e sexual).

4.      Qual é a sua recomendação para os homens que querem praticar, mas acham que o pilates é só para mulheres?
Derrubando os mitos de que Pilates é só relaxamento ou alongamento e que os exercícios são executados apenas na posição deitada. O Método Pilates é um trabalho corporal completo, trabalhamos em todas as posições (deitada, sentada, ajoelhada, em pé e em todos os decúbitos) e em situações de grandes  desafios (bolas, bases instáveis, aparelhos que deslocam de um lado para o outro) desenvolvendo força, flexibilidade, postura, equilíbrio, alongamento, com o máximo de simetria. Portanto homens que queiram melhorar seu desempenho em outras atividades físicas, que estejam com dores devido à má postura no trabalho, corrida, futebol, ciclismo e outros ou que tenham alguma patologia física, procurem o Método PILATES que ele  ajudará você a desenvolver a sua  conscientização corporal e o seu desempenho nas várias atividades do dia a dia.

5.       Quais exercícios são mais “pesados” e indicados para os homens?
O Pilates é um método com centenas de exercícios executados em  aparelhos específicos. Os exercícios são classificados de básicos a avançados, o número de repetições é sempre baixo e  a diversificação dos exercícios é enorme. Fica difícil classificar qual é o exercício mais difícil para cada aluno, depende muito das características físicas de cada um. Geralmente a evolução acontece através de exercícios que exijam cada vez mais da aplicação dos 6  princípios básicos, sobre  bases cada vez menores e mais instáveis   e com o aumento gradativo dos braços de alavanca.



terça-feira, 10 de julho de 2012

Alongamento prazeroso

 

 

Alongamento prazeroso, divertido e relaxante




A professora de educação física e instrutora do CGPA Pilates Suely Tambalo explica como o alongamento pode ser agradável e deixar de ser uma obrigação.







       Grande parte dos corredores sente aflição só de ouvir a palavra “alongamento”. Isso porque a característica da corrida é justamente a contração constante da musculatura, usada de forma repetitiva e cíclica. Isso fortalece os músculos, mas torna o alongamento uma necessidade, pois também enrijece a musculatura, podendo causar tensão e lesão. Mas dá pra sentir prazer fazendo alongamento? Sim, isso é possível e não é preciso ser um bailarino(a) para sentir-se assim!

       Muitos de nós nos perguntamos como pode uma pessoa sentir tanta necessidade de fazer esse tipo de exercício e demonstrar tanto deleite quando, só de olharmos, já sentimos dores ao nos imaginarmos nas mesmas posições? Lembre-se que os animais de todas as espécies, especialmente os felinos, parecem que vivem para se alongar. Aí você pode dizer que os bailarinos são flexíveis por natureza, mas não é bem assim. A dança exige tanto força quanto flexibilidade. Bailarinos são extremamente fortes, porém, sem desenvolver grande massa muscular. Corredores também precisam de força e alongamento na medida, sem aumento exagerado do volume muscular.

       Não se trata do corredor alongar para atingir a mesma flexibilidade de um bailarino, pois esta não será necessária e tampouco produtiva para melhorar o desempenho na corrida. Trata-se de buscar o equilíbrio, já que o trabalho de alongamento no método Pilates tem uma característica peculiar, que é estar sempre associado ao trabalho de fortalecimento muscular, além de ser sempre dinâmico. Força e alongamento devem caminhar juntos, isso é o que preconiza o método.

       O alinhamento correto do corpo ao executar os movimentos tanto de força como de alongamento, proporcionam um trabalho equilibrado, que respeita as amplitudes articulares e ensina o praticante a reconhecer seus limites sem, porém, deixar de ampliá-los. O uso dos aparelhos especialmente desenvolvidos para a prática do método torna o treino mais divertido, desafiador e eficiente e você nem vai sentir mais aquele mal-estar só de pensar em se alongar. Vai começar a ser uma atividade natural, assim como deve ser.

       Equipamentos como o barrel (pequeno ou grande), que possuem uma superfície arredondada, são perfeitos e anatômicos para alongar a musculatura anterior, lateral e posterior do tronco, sem sofrimento. O uso de almofadas para apoiar a cabeça, quando necessário, traz mais suporte e tiram a tensão da região cervical. Os barris também são ótimos para alongar os membros inferiores. As molas dos equipamentos cadillac, reformer e chair não criam apenas resistência aos músculos, desenvolvendo sua força, mas também podem ajudar a sustentar o peso do corpo ao mesmo tempo que promovem seu alongamento.

        Existe uma infinidade de maneiras de trabalhar o corpo no método Pilates. Certamente você vai descobrir as que mais lhe agradam. E assim, aos pouquinhos, um profissional bem preparado no método, que já sentiu os efeitos dessa prática em seu próprio corpo, terá a experiência necessária para ajudar você a superar o “trauma”. Não cabe aqui nenhuma penitência, pelo contrário, não se engane: os bailarinos também sentem o alongamento. Eles sentem dor como nós mortais. A diferença está no perfeito conhecimento de seu limite, ampliado paulatinamente (lembre-se que eles parecem se algongar o tempo todo, em todas as atividades diárias) e nós, bem... Vamos falar a verdade: quem é que nunca negligenciou o alongamento antes e depois da corrida?

        O alongamento é apenas mais um dos benefícios da prática do método Pilates. Os seis princípios – respiração, controle, fluidez, concentração, fortalecimento do centro e precisão, caminham lado a lado durante a realização de todos os movimentos. E com tantas coisas para se ocupar em perceber e realizar durante uma aula de Pilates, você sairá além de bem alongado, mais relaxado e focado, tanto durante os treinos como nas atividades do dia-a-dia. Espero ter convencido você a se permitir essa experiência!



Bons treinos!